Arrumando a sua estante literária

Em tempos de quarentena podemos aproveitar para fazer aquelas coisinhas que viemos prometendo a muito tempo: arrumar o guarda-roupa, o armário dos potes, fazer um jardinzinho, e que tal, colocar os seus livros em ordem? Separamos algumas dicas para te ajudar a arrumar a estante!

Primeiro, avalie o ambiente. Onde a sua estante fica? No quarto, na sala? Então, a primeira coisa a ser feita é decidir se ela vai ficar no mesmo lugar. Decidido? Bora baixar todos os livros e dar aquela geral. Nesse momento entra os cuidados de limpeza e os desapegos.  Sim, livros já lidos ou que você não vai ler tão cedo são ótimas opções para doações ou trocas. Assim, você abre espaço para novas e boas histórias. Confira as sugestões de como organizar os livros:

Por ordem alfabética:
Isso mesmo, colocar os livros de A-Z, por título ou autor. Ideal para quem precisa consultar o acervo com muita frequência e encontrar os livros de forma rápida.

Por cores:
Ideal para quem adora investir no visual da estante. Comece separando os livros por tonalidades de cores (todos os vermelhos, os azuis, os verdes, etc) e componha a ordem fazendo um degradê. O resultado final é lindo, mas, infelizmente, pode dificultar para encontrar algum título.

Por gênero:
Ideal para quem tem uma estante super diversificada. Este é o método mais utilizado em bibliotecas mundo a fora. Logo, você deve montar sessões conforme o assunto que o livro aborda: romance, terror, suspense, história em quadrinhos, biografias, técnico, entre outros que você tiver. Fica ótimo para você encontrar uma próxima aventura, conforme o seu gosto para o momento.

Lidos e não lidos:
Por fim, você pode separar os livros conforme o que já foi lido e aqueles que estão esperando serem iniciados. O ideal é colocar os lidos no topo ou na parte mais baixa da estante e os não lidos bem no meio, na altura dos olhos, para ficarem bem a mão. Tanto nos lidos quanto nos não lidos, você pode organizar na sua preferência, por ordem alfabética, gênero, cores.

Decoração:
Aqui vale usar a imaginação e a criatividade. Então, coloque luzinhas – estilo pisca-pisca, suculentas, bibelôs, quadrinhos, lembranças de viagens especiais. Tudo o que você acredita que vai agregar estilo para a sua estante.

Curtiu? Fotografe a sua estante e divida com a gente.

Deixe uma resposta