Retrospectiva 2019 do Clube

2019 foi mais um ano incrível para o Clube de Leitura Athenados. 

Foram 12 livros, 15 escritores, 11 países, 5 continentes. Entre eles: 7 romances ficcionais, 1 de contos, 1 biografia, 1 HQ, 1 suspense e 1 distopia.

Diferentes viagens que nos levaram por diferentes lugares e proporcionaram ótimos bate-papos literários.

Livros de 2019

Confiram como foi o nosso ano:

Começamos o ano com o escritor italiano Domenico Starnone e seu livro “Laços”, uma história sobre relações familiares contada de diferentes pontos de vista. Fevereiro foi mês de Nobel com José Saramago e o livro “As intermitências da morte”, uma ampla divagação sobre a vida, a morte, o amor e o sentido.

Em março fomos até o Japão com o livro “Um artista do mundo flutuante” do também ganhador do Nobel Kazuo Ishiguro – escritor lido e debatido pela segunda vez no Clube. Abril foi a vez de lermos um biografia intensa: “Eu sei porquê o pássaro canta na gaiola”, da escritora americana Maya Angelou.

No encontro de maio, debatemos o livro de suspense “Jantar Secreto”, do escritor brasileiro Raphael Montes e durante a Feira do Livro, tivemos a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.  Junho foi o mês para debatermos um livro escrito a quatro mãos: “O terrorista elegante e outras histórias”, de José Eduardo Agualusa e Mia Couto.

Clube de Leitura Athenados com o escritor Raphael Montes

Em julho fomos até a índia com “Todas as cores do céu”, de Amita Trasi, uma história emocionante sobre o tráfico de mulheres para exploração sexual. E foram desses últimos dois escritores que recebemos mensagens cheias de carinho: José Eduardo Agualusa, direto de Angola e de Amita Trasi, indiana radicada nos EUA.

Agosto, setembro e outubro foram meses dos clássicos: “O Grande Gatsby” (1925) do americano F. Scott Fitzgerald, “O Morro dos Ventos Uivantes” (1847), da inglesa Emily Brontë e a distopia “Admirável Mundo Novo” (1932), do também inglês Aldous Huxley.

Em novembro, tivemos a honra de receber a tradutora de quadrinhos Maria Clara Carneiro para um debate sobre esta profissão tão importante para todos os amantes da literatura e também falar sobre o seu trabalho na obra que foi debatida naquele mês: Aurora nas Sombras, dos franceses Fabien Vehlmann e Kerascoet, pseudônimo de Marie Pommepuy e Sébastien Cosset.         

Encontro de Dezembro

E o ano não poderia terminar melhor! Iniciamos um projeto cheio de carinho com um kit de livro surpresa. Além da obra, o leitor recebeu marca-página, sobrecapa personalizada e um mimo. O livro escolhido para este encontro especial foi “Fique comigo”, da escritora nigeriana Ayòbámi Adébáyò.

Está esperando o que? Vem fazer parte, os encontros acontecem toda segunda quinta-feira de cada mês, na Athena Shopping. O próximo será dia 13/02, às 19h30min, com o livro Morangos Mofados, do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu.

Fique por dentro das nossas atividades literárias curtindo a página do Clube: www.facebook.com/clubedeleituraathenados 

Deixe uma resposta